Histórico

Criado em 2004 o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX é voltado para o ensino e a pesquisa atento às dinâmicas do rural contemporâneo, do desenvolvimento local, e das culturas populares. Os estudos sobre desenvolvimento, nas últimas décadas tomaram impulso a partir das abordagens da comunicação associados à concepção do desenvolvimento local. A motivação da abordagem adotada acha-se vinculada às transformações suscitadas pela globalização da economia e mundialização da cultura. E, sobretudo, pelas demandas da sociedade civil, materializadas no enfrentamento da pobreza e das novas formas de exclusão social nos contextos populares, incluindo aqui os segmentos do mundo rural brasileiro.

Assim, o programa volta-se ao ensino e à pesquisa relativa à produção de conhecimentos capazes de contribuir com a viabilização de processos de comunicação que atendam às demandas de inclusão social, a exemplo da questão ecológica; de construção da cidadania; das questões tecnológicas e de inclusão digital dos contextos populares; da gestão municipal participativa; dos estudos sobre implementação e desenvolvimento de políticas públicas; da sustentabilidade ambiental nos territórios rurais; da agroecologia, das novas ruralidades; da educação do campo; da formação dos técnicos extensionistas; da formação de agricultores para o enfrentamento das novas demandas econômicas e sociais; das questões de gênero e juventude; dos povos tradicionais das águas e da floresta; da agricultura familiar, quilombolas; da economia solidária; da segurança alimentar; do associativismo e cooperativismo.

Esses temas foram estudados nas pesquisas que culminaram com a produção científica sistematizada e pelas 142 dissertações defendidas ao longo desses 12 anos de existência do Programa. Essas dissertações estão alocadas nas duas linhas de pesquisa: Políticas e Estratégias de Comunicação para o Desenvolvimento Local e Extensão Rural para o Desenvolvimento Local.

No que diz respeito especificamente à linha de pesquisa: Políticas e Estratégias de Comunicação para o Desenvolvimento Local, o POSMEX produziu 65 (sessenta e cinco) dissertações, muitas delas contemplando uma perspectiva interdisciplinar entre as duas linhas do Programa. Entre os vários temas abordados nas pesquisas destacamos o interesse do corpo docente por projetos associados ao acesso e às apropriações das tecnologias digitais pelas populações de contextos populares rurais.

Na linha de pesquisa Extensão Rural para o Desenvolvimento Local, o POSMEX produziu 77 (setenta e sete) dissertações envolvendo objetos de pesquisas associados aos seguintes temas: assistência técnica, extensão rural e extensão pesqueira para diversos grupos como pescadores, indígenas e comunidade quilombolas. Assessorias de ATER para mulheres; convivência com o semiárido; transição agroecológica; e desenvolvimento sustentável. A perspectiva desses estudos é a de desconstruir os discursos atuais das políticas governamentais que, sob o pretexto do desenvolvimento, reiteram, em muitos casos, os velhos modelos pautados na modernização tecnológica da agricultura e da pesca.

No POSMEX, são contempladas ainda os estudos sobre as novas ruralidades, pluriatividade, turismo rural que compreendem as interações das atividades agrícolas e não agrícolas nos processos de desenvolvimento rural. Verifica-se, ainda, nessas dissertações, a preocupação em incorporar a concepção da Extensão Rural a partir do marco do Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2010. Nesse projeto de ATER a ênfase é dada ao desenvolvimento local, enquanto terreno de conflito social, para além da noção de concertação defendida por alguns autores brasileiros e latino-americanos.

O acima exposto comprova que o POSMEX promove interação entre as Ciências Agrárias e as Ciências Humanas e, a partir do desenvolvimento de pesquisas que consideram a ação humana como propulsora do desenvolvimento O Programa vem construindo vários convênios internacionais com instituições de Portugal, como o Instituto Politécnico de Santarém; na Espanha com a Universidade de Córdoba; e com a Argentina tem consolidado a relação com a Universidade de Rio Cuarto com o acolhimento de uma professora para a realização de estágio pós-doutoral em 2015. Encontra-se em andamento a realização de um convenio com a Universidade Nova de Lisboa. No âmbito de articulação nacional, o Programa é responsável pela criação e coordenação do GP (Grupo de Pesquisa) "Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)", desde o ano de 2009.

Vale ressaltar que no tema de Gênero e pesca, na perspectiva da extensão rural e do desenvolvimento local, o POSMEX tem contribuído com a coordenação dos Simpósios Temáticos desde 2006. Com inserção na Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero - REDOR, que congrega, articula e desenvolve os estudos sobre a mulher e relações de gênero, no Norte e Nordeste brasileiro. Esta rede agrupa mais de 30 Núcleos e Grupos de Estudos vinculados às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa das duas regiões. A 18º Encontro Nacional da REDOR foi realizada em 2016 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, apoiado por docentes e discentes da Instituição. O POSMEX participa da Rede de Estudos Rurais na participação e organização de eventos neste encontro bianual e lançamento de livros; O POSMEX igualmente participa, por meio dos seus docentes e discentes, da Rede de Estudos de Folkcomunição, a Rede Folkcom, com inserção nacional e internacional. A partir das articulações , nacional e internacional, do Posmex com a Rede Folkcom a UFRPE foi indicada para sediar o encontro da Rede em maio de 2017, evento denominado XVIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Na esfera internacional, o Posmex participa por meio dos seus docentes do encontro anual da Association Canadienne pour l`Avancement des Sciences (ACFAS), do Canada; e das Jornadas Nacionales de Exténsion Rural da AADER (Associación Argentina de Desarollo y Extensión Rural). Os professores do POSMEX são membros de instituições como INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) e do CONFIBERCOM (Confederação Iberoamericana de Estudos de Comunicação).

OBJETIVOS DO POSMEX O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), nível Mestrado stricto sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivos:

1- Geral:

Promover a formação e qualificação de recursos humanos, destinados ao exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão em Extensão Rural e Desenvolvimento Local.

2- Específicos:

a- Promover interação entre as Ciências Agrárias e as Ciências Humanas e, a partir do desenvolvimento de pesquisas que considerem a ação humana como propulsora do desenvolvimento local, contribuir para as mudanças dos contextos locais e dos contextos sociais mais amplos;

b- Possibilitar a organização de projetos de pesquisas, nos âmbitos nacional e que produzam atividades de pesquisa e extensão no âmbito das Ciências Agrárias.